Durante a cerimônia de entrega, realizada na Asa Sul, os ônibus foram expostos ao longo do Eixo Rodoviário, destacando o compromisso do governo em renovar a frota de coletivos até o final de 2024. “Estamos renovando toda a frota com ônibus modernos e confortáveis para a população. Isso, aliado às obras de infraestrutura que estamos realizando por toda a cidade, proporciona uma melhor qualidade de vida, diminuindo o tempo que as pessoas passam no transporte e permitindo que fiquem mais próximas de suas famílias”, afirmou o governador Ibaneis Rocha em seu discurso. O chefe do Executivo também ressaltou que o DF oferece uma das tarifas mais acessíveis do país, graças ao subsídio pago pelo governo, garantindo condições adequadas de trabalho para os profissionais do setor.

Os novos veículos, fornecidos pela Viação Marechal, são equipados com motores Euro 6, a tecnologia mais avançada em termos de redução de emissão de poluentes, e validador V6, que permite o pagamento das passagens por meios eletrônicos, incluindo cartões de débito e crédito. A empresa, que opera 144 linhas na capital, conta agora com 464 ônibus em sua frota, atendendo cerca de 3,2 milhões de acessos mensais.

A vice-governadora Celina Leão destacou a importância da renovação da frota para a qualidade do serviço prestado ao cidadão. “A determinação do governador Ibaneis Rocha é que a gente renove e aumente a frota de ônibus até o fim deste ano. Essa entrega traz veículos modernos, que inclusive possuem ar-condicionado, para que a população tenha mais conforto e mais opções para se locomover pela cidade”, disse Celina. Ela também ressaltou o impacto ambiental positivo dos novos veículos, que contribuem para a redução das emissões de poluentes.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, reforçou o compromisso do governo com a sustentabilidade e a eficiência do transporte público. “Temos a frota menos poluente, com mais de mil veículos padrão Euro 6, a tecnologia que emite menos poluentes do que todos os outros veículos em circulação atualmente. Temos a melhor frota do Brasil em termos de sustentabilidade, a mais moderna e a mais nova”, afirmou.

Para o motorista Lázaro Lima, de 43 anos, os novos ônibus representam uma melhoria significativa. “Este ônibus é 100%. Totalmente diferente dos outros. Só o ar-condicionado já faz os passageiros amarem. Eles comentam ‘que ônibus geladinho, muito bom, nesse calor é ótimo’”, relatou. Segundo ele, os novos veículos são mais confortáveis, silenciosos e modernos, proporcionando uma viagem mais agradável para todos.

A renovação da frota de ônibus do Distrito Federal, que começou em 2019, visa garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para os modelos articulados e padrons). Atualmente, a idade média da frota é de três anos e meio, a mais nova do país, reforçando o compromisso do governo local em oferecer um transporte público de qualidade e eficiente para os moradores da capital.