Em sessão solene nesta terça-feira (20), no plenário, a Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou o Dia do Economista, com a presença de profissionais, representantes de entidades e acadêmicos da área. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras. 

O autor da homenagem, deputado Wellington Luiz (MDB), parabenizou os economistas e manifestou seu respeito e admiração pela profissão. 

Já o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Paulo Dantas, lembrou que o Dia do Economista, 13 de agosto, foi escolhido em alusão a um fato histórico. Em 13 de agosto de 1951, o então presidente da república, Getúlio Vargas, sancionou a Lei 1.411, que deu vida jurídica à profissão no País. Dantas defendeu a atualização da lei e o projeto de lei 3.178/2024, apresentado na Câmara Federal neste mês, que especifica os campos de atuação profissional dos economistas. O deputado Wellington Luiz manifestou apoio à proposta. 

Em nome do Conselho Regional de Economia (Corecon-DF), a presidente da entidade, Luciana Acioly, apresentou um vídeo sobre a data que possibilita reconhecer e valorizar aqueles que atuam no DF. “Nossa profissão desempenha papel crucial na análise, interpretação e aplicação de princípios econômicos que moldam a realidade socioeconômica do País”, declarou, ao completar que “desde a elaboração de políticas públicas até a condução de pesquisas fundamentais, os economistas são peças-chave no desenvolvimento e na sustentabilidade econômica da sociedade em cenário de constante mudança”. Ela também incentivou a participação plena das mulheres em todas as esferas da economia. 

Acioly anunciou que este ano o DF será o anfitrião de encontro da área, entre os dias 17 e 19 de setembro, quando serão realizados debates qualificados e trocas de experiências. 

Coordenadora do Corecon-DF Acadêmico, a professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), Daniela Freddo, disse que a entidade busca promover atividades que façam parte de todos os cursos de ciências econômicas do DF. Eventos, palestras, gincana nacional de economia e prêmio de monografia são ações do conselho, que, atualmente, organiza o E-Conect, o I Congresso de Pesquisa em Graduação do DF, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro na UnB. 

 

Segundo Freddo, os desafios atuais no ensino de ciências econômicas estão ligados às transformações acarretadas pela democratização do acesso ao ensino superior, que trouxeram diferentes visões ao debate socioeconômico, as quais devem ser incorporadas às estruturas curriculares. 

Diálogo

Por sua vez, Carlos Eduardo Freitas, economista decano, destacou o simbolismo da sessão solene, oportunidade de reunir tecnocratas e políticos, adentrando, desse modo, na esfera da economia política. “Esse diálogo é muito importante”, afirmou.
 

Na mesma linha, Werner Rech, da Defensora Pública do DF, enfatizou “a importância do diálogo entre o técnico e o político”, bem como da presença de economistas na CLDF. De acordo com o defensor, o DF precisa, cada vez mais, de profissionais capacitados para acompanhar o dinamismo da economia do DF e de projetos com esse teor que tramitam na Casa.

Ainda durante a sessão, foi apresentado um vídeo do secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, economista e ex-deputado distrital, sobre a relevância da profissão.

Ao final da solenidade, o deputado Wellington Luiz, presidente da Casa, recebeu homenagem do Corecon-DF. Em reconhecimento ao trabalho de economistas do DF, foram entregues moções de louvor da CLDF. 

Assistiram ao evento, das galerias, estudantes da Escola Classe Rural Coperbrás, participantes do projeto Cidadão do Futuro da Escola do Legislativo (Elegis).
 

Fonte: Agência CLDF