Para celebrar os 60 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF), a Câmara Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (22), sessão solene por iniciativa do deputado distrital João Cardoso (Avante). “Eu tenho 58 anos e a APAE-DF já tem 60 anos. Imaginem quanto serviços foram prestados nessas seis décadas”, afirmou o distrital para os presentes na homenagem. João Cardoso também contou sua história pessoal com as pessoas excepcionais. “Conheço bem a realidade delas e também vivencio as alegrias e dificuldades, pois tenho excepcionais na minha família”, revelou.

Évila Cristina dos Reis, autodefensora da APAE-DF, explicou a importância da instituição para sua vida. “É muito gratificante estar aqui hoje para falar sobre a importância da APAE na minha vida. É uma forma de refúgio, um lugar onde eu posso ser eu mesma, me sentindo protegida e acolhida. Eu amadureci muito na APAE, me transformei em outra pessoa. Lá descobrimos nossos potenciais e aprendemos a superar obstáculos. Cada conquista me mostrou que sou capaz de ir além das minhas limitações”, afirmou.

A diretora de ação interdisciplinar da APAE-DF, Glória Maria Dias Leite, resumiu a missão da instituição em uma frase. “Temos que garantir que cada pessoa atendida tenha as ferramentas necessárias para alcançar uma vida plena”, declarou.
 

Representando os pais dos excepcionais, Eduardo Brandão enalteceu o trabalho realizado pela APAE-DF. “A APAE faz aquilo que o estado não consegue fazer. Por isso ela precisa ser tratada de forma respeitosa, carinhosa e cuidadosa”, frisou. Eduardo Brandão também trouxe uma lição que aprendeu com as pessoas excepcionais. “Os especiais nos ensinam a sermos mais humanos”, ressaltou. 

 


 

A subsecretária de educação inclusiva e integral do DF, Vera Lúcia Ribeiro de Barros, explicou a importância da APAE para a educação. “A APAE é uma instituição importante para a nossa Secretaria de Educação, pois a educação especial está integrada com a educação inclusiva. É a partir da educação especial que o estudante pode caminhar para a inclusão, tendo algumas de suas dificuldades resolvidas e com um desenvolvimento grande de suas potencialidades”, afirmou Vera Lúcia. 

Também presente na sessão solene, o deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) enalteceu o pioneirismo da APAE nas ações de inclusão. “A APAE revolucionou o processo de inclusão no Brasil. Se hoje nas legislações temos essa temática é porque houve instituições precursoras nesse debate. A APAE foi precursora ao combater a exclusão e fez isso combatendo a desinformação”, observou o parlamentar federal.

Fonte: Agência CLDF