Na tarde desta sexta-feira (29), a Câmara Legislativa irá receber a 21ª edição do Desfile Beleza Negra – DBN. O evento, que terá início às 17h, na Praça do Servidor, irá celebrar a diversidade, a identidade e a resistência da cultura afro com o tema Afropunk.

Realizado com o suporte da Secretaria de Cultura, o desfile também conta com o apoio da deputada Dra. Jane (MDB), que se declara como defensora das causas de igualdade racial e de gênero, além da valorização dos direitos das mulheres.

“O Desfile Beleza Negra marca nossa presença também na moda. Reforça nosso debate sobre a consciência negra e amplia nossa voz. Esse desfile é a desconstrução de vários mitos sobre o padrão estético de beleza imposto por muitos”, defende a parlamentar.

O desfile apresenta criações exclusivas da estilista Carol Montelo, fundadora do Ateliê Flor do Rock, que começou sua trajetória confeccionando máscaras de tecido no início da pandemia. Com o tempo, Carol atendeu à demanda por roupas que valorizassem todos os corpos, especialmente os curvilíneos, trazendo um estilo alternativo inspirado pelo rock n’ roll. 

Hoje, o ateliê se destaca com o lema: “Moda sob medida. Estilo para todos os corpos!”. Carol já vestiu personalidades de destaque, como Juliana Jacinto, idealizadora do Capital Moto Week, e entregou uma peça de presente à cantora Pitty, que a usou durante um festival. A estilista também tem parcerias importantes, como com Ludmila, da marca Use Loud, com quem realizou o styling da banda Rock Beats para o programa Altas Horas e o Prêmio Multishow.
 

 

“É de extrema importância e relevância pra comunidade negra a realização desse evento, pois nosso objetivo é reforçar a presença do povo preto nos lugares de poder do país e fora dele também. Me sinto honrada pelo convite pois é algo que, como estilista, gostaria de fazer há bastante tempo!”, diz Carol.

A produção de moda será conduzida e assinada por Raoni Vieira, compondo um desfile forte e inovador que contará com 32 modelos.

Além dos apoios institucionais, o evento recebe o auxílio da Associação do Polo de Roupas Íntimas de Sobradinho (PRIS), uma organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social e a transformação de vidas em vulnerabilidade. Por meio de projetos multidisciplinares, a PRIS oferece cursos de formação, oficinas culturais e programas de saúde preventiva, fortalecendo a cidadania e a autonomia.
 

“O DBN oferece a abertura de mais espaços para as pessoas negras, além de um trabalho de resgate da autoestima de muitas pessoas que passam pela passarela. Conheço o projeto desde sua primeira edição, há mais de dez anos, e sei da importância que ele tem para a sociedade. Portanto, faço questão de apoiar essa iniciativa tão necessária”, relata Jane.

Fonte: Agência CLDF