No próximo dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizará uma mesa redonda intitulada “Conectando direitos: Saúde, Educação e Mulheres”, em comemoração à data. O evento, que acontecerá às 8h30, na sala de comissões deputado Juarezão, no Térreo Superior, é uma iniciativa da deputada Dayse Amarilio (PSB). 

Segundo a deputada, a proposta da mesa redonda é discutir e promover a conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em diversas áreas da sociedade como: saúde, educação e igualdade de gênero.  

“O evento será uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos, experiências e debater estratégias para garantir direitos fundamentais a todos”, diz Dayse. “Para isso, buscamos envolver diferentes perspectivas e vozes, e esses atores, com seus conhecimentos e vivências, serão de extrema relevância para o debate, que esperamos ser um momento inspirador e capaz de despertar grandes reflexões sobre a temática”, completa Dayse. 

Foram convidados para o debate especialistas das áreas de políticas para mulheres com deficiência, educação e saúde. 

 

 

Participação Social Igualitária

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado a partir da Lei Federal nº 11.133/2005, mas já era celebrado extraoficialmente desde 1982. Iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais pelas pessoas com deficiência (PCD), o dia 21 de setembro foi escolhido em associação à primavera, que representa o renascimento das plantas e simboliza o início das reivindicações relacionadas à questão das pessoas com deficiência, como também a busca por participação social igualitária, sem preconceito e menos capacitista. 

A data é um marco importante que contribui para a reflexão, além de ser um momento de comemoração e para reforçar, em todo o país, a necessidade da discussão de propostas e políticas públicas que visem à participação plena de todos na sociedade.  

Vale reforçar que a luta pelas causas das pessoas com deficiência deve ser um trabalho diário de todos e não apenas das pessoas com deficiência, seus familiares ou profissionais que trabalhem diretamente com esta população. É preciso que toda a sociedade se mobilize na busca por acessibilidade e soluções inclusivas efetivas.

* Com informações da assessoria de imprensa da deputada Dayse Amarillo

Fonte: Agência CLDF