Por que precisamos promover uma educação antissexista em nossas escolas? Esta indagação, tema da palestra da professora Gina Albuquerque, suscitou o debate com estudantes do ensino fundamental e médio do DF, nesta quarta-feira (5), no plenário, no terceiro dia de atividades da 5ª Semana Legislativa pela Mulher.

O evento, coordenado pela Escola do Legislativo do Distrito Federal (Elegis), promove ações para fortalecer a representação social e política da mulher, bem como a equidade entre homens e mulheres. 
Professora da educação básica da Secretaria de Educação do DF por trinta anos, Gina Albuquerque pontuou que uma educação antissexista é aquela que “não confirma as desigualdades baseadas no sexo”. Ao defender a importância do tema no contexto escolar, ela citou diversos dispositivos legais, entre eles a alteração na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que tornou obrigatória, em todo território nacional, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher (Lei 14.164/21).

Albuquerque, que é mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, desmistificou questões de gênero e explanou sobre construções culturais que levam à percepção errônea da superioridade dos homens em relação às mulheres. Ela também alertou sobre o trabalho não remunerado exercido pelas mulheres no ambiente doméstico e salientou a importância da autonomia da mulher, que deve “fazer escolhas conscientes”.

A professora também apresentou situações de desigualdade entre homens e mulheres, além de construções histórico-sociais que normalizam a violência contra a mulher. “Precisamos de uma educação antissexista para mudar essa mentalidade”, afirmou. Em extensão, Albuquerque conversou com os alunos sobre as interligações entre gênero e aspectos tangentes, como raça, masculinidade, patriarcado, educação sexual, entre outros. 

Programação

Em sequência à programação da manhã, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, discorreu sobre a participação feminina na política.

 

 

Logo mais, às 15h, haverá entrega de moções, e às 16h30, o encerramento da 5ª Semana Legislativa pela Mulher, que abrange a exposição “Elas na Linha do Tempo”, da artista Lia Paes, na Galeria do Espelho d’Água da CLDF. Os eventos são transmitidos ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube

Leia Mais

Universitários assistem à palestra sobre sub-representação das mulheres na política

Audiência pública alerta para violência online contra meninas e mulheres

Combate à violência contra a mulher é destaque na abertura da 5ª Semana Legislativa pela Mulher

Avanço em políticas para mulheres requer mais participação feminina na política, pregam deputadas

Fonte: Agência CLDF