A deputado exibiu camisa de protesto contra a privatização do metrô

Nesta terça-feira (30), o deputado Max Maciel (Psol) discorreu no plenário da CLDF sobre reunião que teve hoje com a direção do Metrô-DF. Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Casa, Maciel explicou que o tópico do encontro foi o futuro da rede metroviária distrital.  

Segundo pontos debatidos na ocasião, o parlamentar informou que “estamos levando 120 mil pessoas e poderíamos estar levando 400 mil se tivéssemos investido no metrô-DF”. Outra crítica trata da falta de novos concursos: o distrital alegou que funcionários chegam a fechar a bilheteria para almoçar por falta de pessoal. Além disso, destacou que dos 32 carros do metrô, 20 estão rodando e 12 encontram-se parados, sete desses sem possibilidade de voltar a funcionar.

Para Maciel, não basta o corpo funcional e a direção para alterar essa trajetória. “Nós não chegamos a isso porque o sistema modernizou e não conseguimos acompanhar, mas porque não foi uma prioridade do governo nos últimos anos priorizar o metrô como transporte de massa do DF, não só como modal, mas como motor de desenvolvimento econômico no DF”, resumiu.

Daniela Reis – Agência CLDF

Fonte: Agência CLDF