A falta de servidores como técnicos de enfermagem e outras categorias pode provocar um colapso na área de saúde no Distrito Federal. O alerta foi feito pelos deputados Jorge Vianna (PSD) e Dayse Amarilio (PSB) na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (10).
A deputada Dayse Amarilio apresentou um quadro com a carência de servidores de várias categorias na saúde. E também chamou a atenção para o agravamento da situação com o fim de vários contratos temporários nos próximos meses. Segundo ela, existem 799 cargos vagos de enfermeiros, 5.718 vagas para técnicos de enfermagem e 831 postos vazios para vigilantes ambientais, entre outras carreiras mencionadas. A distrital informou que cobra nomeações para estes postos e já acionou o Ministério Público exigindo a convocação dos aprovados em concursos públicos.
Já o deputado Jorge Vianna considerou um desastre a forma como foi divulgado o resultado do concurso para técnicos de enfermagem. Segundo ele, a empresa que realizou o concurso só considerou aprovados os candidatos correspondentes ao número de vagas ofertado, desclassificando os candidatos restantes independentemente da nota obtida. Vianna informou que representantes da empresa reconheceu que o resultado foi divulgado de forma errada e terá que fazer uma retificação do resultado final.
Saúde mental
O deputado Gabriel Magno (PT) destacou que hoje, 10 de outubro, é o Dia Internacional da Saúde Mental. Para ele, o momento é de reflexão sobre o papel do GDF no cuidado e na prevenção da doença mental. O distrital enfatizou o crescimento do número de afastamentos do trabalho por causa da saúde mental. “E o governo não tem nenhuma política para enfrentar esta situação, ao contrário estamos vendo o esvaziamento dos CAPs”, lamentou ele.
Fonte: Agência CLDF