No primeiro dia de palestras e segundo dia da programação da 8ª Semana de Controle da CGDF, realizada na Escola de Governo do DF (Egov), foram abordados os princípios ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), governança e enfrentamento à corrupção alinhados ao controle. 

“A CGDF se compromete a somar esforços com estes órgãos levando o nosso conhecimento sobre o controle interno, a transparência pública, o controle social, a correição e a governança”

Daniel Lima, controlador-geral do DF

O evento foi assistido por 462 pessoas, presencialmente e pela TV Controladoria, no YouTube.  O encontro teve início no domingo (16), no Parque da Cidade, com uma ação de conscientização voltada à população  Já na segunda-feira (17), o evento contou com 311 participantes durante a transmissão ao vivo pela TV da CGDF. 

“É para o cidadão que trabalhamos, e é para ele que direcionamos nossos esforços de controle e transparência”, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Fazer parte do enfrentamento  à corrupção é um desafio constante e complexo, mas uma batalha que estamos determinados a vencer.”

Durante a programação, a CGDF assumiu a coordenação da Rede de Controle da Gestão Pública do DF, tendo a vice-coordenação ficado a cargo da Secretaria de Economia do DF (Seec). Estiveram presentes representantes da Polícia Civil, Ministério Público de Contas, Ministério Público  do DF e Territórios (MPDFT) e Tribunal de Contas do DF. 

“A CGDF se compromete a somar esforços com estes órgãos levando o nosso conhecimento sobre o controle interno, a transparência pública, o controle social, a correição e a governança”, reforçou Daniel Lima. 

Conhecimento 

A primeira palestra da semana, “Corrupção não é esquema. É sistema”, foi proferida pelo promotor de Justiça do MPDFT Sérgio Bruno Cabral Fernandes, que reforçou a cultura de transparência, integridade e enfrentamento à corrupção. 

“A corrupção é o mal que atinge a todos nós e vai muito além do mero roubo do dinheiro público”, pontuou o promotor. “A corrupção afeta a base, é um produto de sistemas complexos interagindo e não obra de atores individuais em carreira solo. O principal foco para combater a corrupção é interferir nos sistemas, na correção dos relacionamentos do sistema.”

Por sua vez, o assessor de relações institucionais da Presidência do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Pedro Cavalcante, ministrou a “ESG no cenário do controle e da governança pública”, durante a qual abordou a relação entre controle e governança.

“Precisamos pensar essa relação entre órgãos  de controle e as demais organizações da administração pública sob a ótica da inovação, da contínua coordenação e colaboração,  para que o caminho de alcance do desenvolvimento sustentável e social seja mais rápido, seja feito de uma forma mais harmônica do que  simplesmente aquela visão tradicional da relação dicotômica entre controle e gestão”, ressaltou o representante do Ipea.

“O grande foco da governança é melhorar e aprimorar, racionalizando o uso dos recursos públicos e promovendo bem-estar social”, afirmou o procurador federal Daniel Catelli, ao falar sobre governança. “É um esforço conjunto onde todos estão envolvidos para uma administração pública mais transparente e eficiente.”

Veja a programação da 8ª Semana de Controle

*Com informações da CGDF

Fonte: Agência Brasília