A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai estar de recesso no mês de julho, mas, antes da parada do meio do ano, os distritais resolveram deixar encaminhado quem será o líder da maioria no retorno aos trabalhos em agosto e escolheram o deputado Rogério Morro da Cruz, que está sem partido, para exercer a função.

Estreante na CLDF, Rogerinho, como o parlamentar também é conhecido, tem se mostrado um distrital ativo. O deputado está sempre presente nas sessões do plenário e é solícito quando algum colega lhe pede apoio para um projeto.

Na nova função, Rogério Morro da Cruz terá a árdua missão de defender os interesses dos parlamentares, já que o trabalho de líder da maioria é bem diferente que o de líder do governo.

Na atual legislatura, o líder da maioria fala em nome dos parlamentares da base governista. Quem ocupa o cargo tem que ser um deputado que tenha afinidade com seus colegas e saiba exercer a função sem contrariar interesses.

De acordo com o regimento interno da CLDF, o líder tem prerrogativas especiais como fazer uso da palavra no comunicado de líderes, participar da reunião do colégio de líderes e encaminhar a posição da bancada durante as votações em plenário. Em algumas situações, principalmente na ausência do líder do governo, o líder é quem direciona o voto dos colegas durante o processo de votação.