A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou a oferta de vacinação neste fim de semana, incluindo as comemorações dos 20 anos do Jardim Botânico. Durante o evento, a população teve acesso a orientações sobre saúde bucal, com distribuição de kits odontológicos, e a vacinas do calendário adulto e infantil, exceto a da dengue. Entre os serviços oferecidos também estavam testes rápidos para hepatite B e C, e sessões de auriculoterapia, técnica que auxilia no controle da dor e na redução dos sintomas da ansiedade e depressão.
“Trouxemos uma equipe com 11 profissionais para garantir um bom atendimento à população do Mangueiral e assegurar que ninguém fique sem vacina”, afirmou a enfermeira Elaine da Oliveira Ros, que coordenou o estande de imunização.
E foi o que fez a aposentada, Adalva Alcoforado, 58 anos, moradora do Jardim Mangueiral, que aproveitou o evento para se vacinar contra a gripe. “Essas ações deveriam acontecer pelo menos uma vez por mês. É maravilhoso ter a saúde e outros serviços que facilitam a vida tão perto de casa”, sugeriu.
Outro morador do Mangueiral, Weimar Souza, 37, levou seu filho Felipe Gabriel, de 4 anos, para aproveitar as atividades. “Ele adora escovar os dentes, mas é sempre bom reforçar esse hábito. O evento foi incrível, e facilita muito quando reúnem vários serviços em um só lugar”, afirmou, após receber um kit odontológico.
A criação oficial do Jardim Botânico como região administrativa ocorreu em 1º de setembro de 2004, por meio da Lei nº 3.435. O nome da cidade faz referência ao Parque Jardim Botânico de Brasília, uma área de preservação ambiental muito frequentada pela população do Distrito Federal. A região ganhou sua primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) em maio de 2021, com capacidade para atender cerca de 24 mil pessoas. O espaço, orçado em R$ 3 milhões, possui 25 salas de atendimento clínico, incluindo serviços de medicina da família, odontologia, vacinação, coleta e triagem.
Vacinação domingo
No domingo (22), haverá dois locais de vacinação, em Ceilândia: na 15ª Parada do Orgulho LGBT da cidade, que ocorre no estacionamento da agência do BRB, das 12h às 17h; e na Paróquia Bom Jesus, das 8h às 16h. É importante levar um documento de identidade e a caderneta de vacinação. As equipes da SES-DF vão fazer a atualização vacinal de cada pessoa, conforme o indicado para a faixa etária.
Mudança na vacina contra a poliomielite
Vale lembrar que a clássica “gotinha” contra a poliomielite (VIP) foi substituída pela vacina inativada, que agora é administrada de forma injetável. Essa mudança tem como objetivo aumentar a eficácia e a segurança do esquema vacinal, com base em critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações internacionais.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Fonte: Agência Brasília