Depois de uma estreia abaixo da crítica, a atual vice-campeã Mundial, enfim, desencantou na Copa do Catar. Neste domingo (27), a Croácia fez valer a maior qualidade técnica e atropelou o Canadá, por 4 a 1, de virada, no Estádio Internacional Khalifa.
Com dois gols, Andrej Kramaric foi o destaque do time croata, que envolveu os adversários na troca de passes e com jogadas de linha de fundo e ainda balançou as redes com o também atacante Marko Livaja e o meia Lovro Majer. O gol canadense – o primeiro da nação em um Mundial masculino – foi o mais rápido da Copa até o momento e marcado pelo lateral Alphonso Davies, o principal jogador da seleção, que é filho de pais liberianos e nascido em um campo de refugiados em Gana.
Apesar disso, o Canadá não tem mais chances de classificação, já que está zerado após duas rodadas. A Croácia, por sua vez, foi a quatro pontos e assumiu a liderança do Grupo F, com os mesmos pontos de Marrocos, mas ficando à frente pelo saldo de gols.
Os marroquinos, aliás, também ganharam neste domingo – e foi histórico. Os Leões do Atlas bateram a favorita Bélgica por 2 a 0, no Estádio Al Thumama, com gols do meia Abdelhamid Sabiri (em falha do goleiro Thibaut Courtois) e do atacante Zakaria Aboukhlal. Foi o primeiro triunfo do país africano em um Mundial desde 1998.
Os jogos da última rodada da chave serão na quinta-feira (1º), às 12h (horário de Brasília). A Croácia encara a Bélgica e Marrocos pega o Canadá.