Após a morte de Zagallo, o futebol perdeu outro grande gênio. O alemão Franz Beckenbauer faleceu neste domingo. A causa da morte não foi informada. O comunicado feito pela família apenas dizia que ele morreu dormindo. 

“Kaiser”, que significa imperador, foi o apelido dado a Beckenbauer devido à forma elegante com que ele jogava futebol. Um dos maiores da Alemanha como jogador, foi campeão da Eurocopa em 1972 e da Copa do Mundo em 1974. 

Em clubes, se destacou no Bayern de Munique, onde venceu três edições consecutivas da Champions League. Em 13 anos pelo Bayern, conquistou quatro títulos da Bundesliga, troféu que também ergueu com a camisa do Hamburgo. Beckenbauer encerrou em 1983 com a camisa do New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde atuou ao lado de Pelé. 

Como técnico, Beckenbauer estreou comandando a seleção alemã em 1984, levou a Alemanha para a final, mas perdeu a Copa do México de 1986 para a Argentina. Quatro anos depois, a glória: a Alemanha conquistou a Copa do Mundo da Itália em 1990, devolvendo a derrota para os argentinos. O Kaiser ainda dirigiu o Olympique, faturando um Campeonato Francês, e comandou por duas vezes o Bayern de Munique, onde ganhou uma Copa da UEFA, atual Liga Europa, e mais um Campeonato Alemão.

Aos 78 anos, Beckenbauer vivia na Áustria e estava no terceiro casamento. Além da viúva, ele deixa seis filhos e uma legião de fãs pelo mundo.