Campeão mundial dos pesos pesados. Invicto em 49 lutas, com 43 nocautes. O lutador de boxe Rock Marciano anunciou a sua aposentadoria dos ringues em 27 de abril de 1956, aos 32 anos. Até 2017, manteve o recorde de ser o único boxeador profissional a pendurar as luvas sem perder nenhuma luta.

Filho de imigrantes italianos, Rocco Francis Marchegiano nasceu em 1° de setembro de 1923, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Antes de começar a carreira como pugilista, jogou futebol e beisebol na escola. Mas teve que trocar os estudos pelo trabalho para ajudar a família.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi convocado pelo Exército americano para servir no País de Gales. Antes de ser dispensado do serviço militar, em 1946, venceu um campeonato de boxe das Forças Armadas dos Estados Unidos.

Mas a carreira profissional só teve início em 1948, aos 24 anos. Marciano venceu as primeiras 16 lutas por nocaute antes do quinto round. Em 1950, lutando contra Roland La Starza que também era invicto até então, ganhou por uma diferença pequena no sistema de pontos. Uma vitória que deixou dúvidas. Os dois voltaram a se enfrentar em 1953. Marciano venceu o combate. Dessa vez por nocaute técnico no 11º round.

A última luta pelo título de peso-pesado foi contra Archie Moore, em setembro de 1955. Depois que decidiu pendurar as luvas em 1956, tentou voltar a treinar em 1959, mas logo desistiu. Fora dos ringues, trabalhou na TV e virou empresário. O lutador morreu em um acidente de avião em 1969, um dia antes de completar 46 anos.

O recorde de Marciano só foi quebrado em 2017, quando o boxeador Floyd Mayweather derrotou Conor McGregor e se aposentou também invicto, com 50 vitórias em 50 lutas profissionais no boxe.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: José Maria Pardal