Quarenta mil atletas profissionais e amadores vão participar da 21ª edição da Maratona do Rio, no feriadão de Corpus Christi. Este ano, serão realizadas cinco provas em 2 dias diferentes. No sábado, dia 10, largam os corredores da prova mais curta, 5 km, e os inscritos para a meia-maratona de 21 km.
Já no domingo, é a vez da galera que vai correr 10 km e também do grupo de elite que vai encarar o circuito completo de 42 km. Além disso, cerca de 1900 corajosos vão encarar o Desafio Cidade Maravilhosa, correndo a meia maratona em um dia e a maratona completa no outro.
Os corredores sairão do aterro do Flamengo e da praia do Leblon, percorrendo pontos da zona sul e também do centro, no caso das provas mais longas. No caminho, serão agraciados com algumas das mais belas vistas da cidade: como as praias de Ipanema e Copacabana, a baia de Botafogo e o Museu do Amanhã.
A maratona saiu da zona oeste para a zona sul em 2019, mas o percurso sofreu poucas modificações. A prova ficou mais rápida e fluida para os participantes. De acordo com João Traven, uma dos organizadores da prova, o objetivo de cada edição é chegar mais perto do panteão das grandes maratonas do mundo.
A maratona este ano já atraiu cerca de 2 mil corredores estrangeiros. A organização busca uma parceria com a Prefeitura para realizar ações de divulgação nas outras grandes provas do mundo para atrair ainda mais pessoas de outros países. 67% de todos os participantes são de fora do Rio. Para Jued Andari, que também é um dos organizadores da prova, isso comprova o potencial do evento, como um dos pontos altos do calendário anual da cidade.
E não poderia faltar festa em um evento no Rio de Janeiro. A Marina da Glória vai abrir a Arena Maratona com Arte, com um festival de música. Mart’nália e Toni Garrido confirmaram presença. A entrada é gratuita. E para animar corredores e torcedores, diversos blocos de carnaval vão tocar em alguns pontos do percurso. Também foram feitas parcerias com cooperativas de catadores para reaproveitar 90% dos resíduos produzidos.