A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre jogadores e comissão técnica, que estão em Brasília para disputar a Copa América, testaram positivo para a covid-19.
Segundo a secretaria, eles estão sem sintomas, isolados em quartos individuais e estão sendo monitorados. Não foram divulgados os nomes de quem testou positivo.
Pelas normas da Confederação Sul-americana, cada país deve apresentar antes da viagem ao Brasil, resultado dos testes PCR realizados 48 horas antes do voo. As equipes também devem ser testadas 48 horas antes de cada partida.
A Conmebol, inclusive, modificou o regulamento da competição nessa sexta, retirando o limite de substituições de jogadores devido a confirmação de casos de covid-19. A Federação Venezuelana ainda não informou se irá substituir os atletas isolados.
A seleção venezuelana havia empatado na terça-feira (8) com o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na quinta-feira (10), o capitão do time venezuelano Tomás Rincón apresentou um mal estar físico e um quadro viral e não viajou para o Brasil.
A Venezuela joga neste domingo (13), contra o Brasil, na estreia da Copa América, em Brasília. A equipe treinou ontem no Centro de Treinamento do Brasiliense
A Copa América será disputada no Brasil após a desistência de Colômbia e Argentina, devido a situação da pandemia. Os jogos acontecerão em Brasília, Goiânia, Cuiabá e Rio de Janeiro.