A Taça das Favelas acaba de ganhar casa própria após 11 anos de existência. Realizado pela Central Única das Favelas (Cufa), o projeto vai passar a funcionar em um centro desportivo, em uma área cedida pelo Realengo Futebol Clube, na zona oeste do Rio, através de parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do estado do Rio de Janeiro.
A expectativa é que as obras do Centro Desportivo, que contará com um campo para que as partidas do torneio sejam disputadas, fiquem prontas em seis meses. O presidente nacional da CUFA, Preto Zezé, fala sobre a importância de um local próprio para sediar a Taça das Favelas.
A Taça das Favelas é o maior campeonato de futebol entre comunidades do mundo. Criada e realizada pela CUFA e produzida pela InFavela, o torneio foi disputada pela primeira vez no Rio de Janeiro em 2011 e depois se expandiu por vários estados ao longo desse período.
Além do futebol, a organização da Taça das Favelas se preocupa com a formação educacional e social dos técnicos e jogadores, e oferece a eles workshops que vão desde educação financeira a cuidados com alimentação. Em 2020, a Taça expandiu seus horizontes e entrou no mercado de games em parceria com a Garena, provedora de plataforma de Internet, lançando a Taça das Favelas Free Fire.