A central Walewska, que foi campeã olímpica com a seleção feminina de vôlei em 2008, se aposentou das quadras com o término do Sul-Americano de Vôlei, em Uberlândia. Aos 42 anos, a atleta dá adeus a uma carreira repleta de conquistas. O último jogo da atleta, que defendeu o Praia Clube, foi diante do Regatas Lima, do Peru, no último sábado, pela fase de grupos. Na semifinal contra o Sesi-Bauru e na final contra o rival Minas, a atleta ficou como opção no banco de reservas, mas não foi utilizada durante as partidas.
O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou os 29 atletas que representarão o país no Campeonato Mundial de natação, que acontecerá na Ilha da Madeira, em Portugal, em junho. Pelos critérios adotados pelo CPB, que também atua como confederação da natação, já estavam garantidos no Mundial os campeões paralímpicos nos Jogos de Tóquio, são eles: Carol Santiago (classe S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11). Outros nove atletas que faturaram medalha na capital japonesa também foram convocados. Entre eles Douglas Matera (S13), Joana Neves (S5) e Phelipe Rodrigues (S10). Na última edição da competição, em 2019, o Brasil conquistou 17 medalhas, sendo cinco ouros, e ficou na 11ª colocação no quadro geral de medalhas.
A Seleção Brasileira sub-18 feminina está convocada para os treinos visando a AmeriCup da categoria, entre os dias 13 a 19 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. Campeão Sul-Americano invicto, o Brasil manteve a base do time que venceu as argentinas na casa delas, no mês passado, sob o comando de Adriana Moisés Mafra, a Adrianinha. O grupo se apresenta no dia 23 de maio e viaja para a Argentina no dia 11 de junho. Os treinos serão realizados em Araraquara, São Paulo, e das 19 atletas convocadas pela comissão técnica, 12 viajam para Buenos Aires para a competição que vale vaga para quatro países para a Copa do Mundo sub-19 em 2023. MVP do Sul-Americano, Taissa Queiroz é uma das 19 convocadas por Adrianinha e sua comissão técnica, formada pelas assistentes Luciana Thomazini e Alessandra Minati, além do preparador físico Rafael Bernardelli e outros membros (lista completa no fim da matéria). Ana Beatriz Passos, Giovanna Rocha e Stephany Gonçalves, outros destaques dos Sul-Americano, também estão na lista de convocadas.
E seguem as surdolimpíadas de Verão, em Caxias do Sul. O quadro de medalhas tem a Ucrânia na frente, seguida por Estados Unidos e Japão. Os jogos se encerram no domingo, dia 15 de Maio.
