- PUBLICIDADE -

Evolução da polícia – Por Anderson Nakamura

Nestes últimos anos temos visto várias realidades, ou como alguns preferem dizer, várias polícias dentro da Polícia Militar do Distrito Federal. Há aqueles que convivem com idéias e ideiais de construção de uma corporação melhor e há aqueles que ainda são obrigados a conviver com os coneitos e moldes de uma polícia não democrática.
Em que pese os fatos e fatores negativos, a Polícia Militar do Distrito Federal vem caminhando a passos largos para a modernização de sua estrutura e renovação de seus paradigmas. Nos meses de fevereiro e março foram realizados dois cursos de formação de Policial da ONU (UNPOC), sendo o primeiro realizado na Suécia e o segundo na Noruega. Há ainda um terceiro curso em andamento na cidade de Estocolmo, na suécia.  Os policiais foram selecionados por meio de prova escrita e oral no idioma inglês e ainda passaram por uma banca que realizou entrevista no intuito de avaliar o perfil profissiográfico do candidato.
Em tempos passados era comum que se proibisse ou dificultasse a presença de praças em cursos internacionais, mas não foi o que aconteceu dessa vez. Todas as versões do UNPOC contaram com a presença de praças. UNPOC I SD Leandro, UNPOC II SD Nakamura e UNPOC III SGT Da Mata.
Tal acontecimento demonstra maturidade e proporciona a todos os policiais igualdade de direitos tendo em vista as missões de paz da ONU não exigirem qualquer grau hierárquico, exigindo apenas que o policial tenha 5 anos de experiência policial, domine o idioma da missão e tenha aptidão para dirigir viaturas 4×4.
É fato de igual importância a tentativa de incluir o efetivo feminino nos cursos da ONU. A PMDF tem dado especial importância às nossas mulheres, contudo nosso efetivo feminino ainda não atendeu ao chamado da forma esperada.
Anderson Nakamura
POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
CRIME ANALYST – BRAZIL
Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -