Última atualização em 18-07-13 08:17 Publicado em 18-07-13 07:17
O comandante-geral da PMDF, coronel Jooziel, apresentou proposta de aproveitamento do Posto Comunitário de Segurança – PCS – como um posto avançado de segurança pública. A ideia seria o atendimento à comunidade do Distrito Federal com os serviços públicos considerados mais necessários em cada região.
Além de diversas medidas práticas para a redução dos índices criminais e maior presença do Estado em áreas carentes, o chefe do Detran, da Polícia Civil e os comandantes do Corpo de Bombeiros e da PMDF discutiram formas de tornar as 131 bases comunitárias em postos avançados de atendimento ao cidadão. O PCS é uma estrutura física com telefone, internet e instalações sanitárias. A vantagem do PCS é a localização: todas as bases estão localizadas em pontos estratégicos das cidades.
Em princípio, o coronel Jooziel apresentou a solicitação de associações em não remover o PCS já instalado, tendo em vista que, em algumas regiões, essa é a presença do Estado oferecida ao cidadão. Em seguida, franqueou a palavra aos representantes da segurança pública que, de forma unânime, concordaram que o aparelho público PCS pode ser útil para a prestação de diversos serviços de segurança pública.