Não tenho dúvidas, a educação é capaz de transformar uma sociedade. O professor e Senador da República, Cristovam Buarque, em um de seus livros diz que vivemos o discurso e as práticas socialistas e capitalistas, mas que hoje devemos viver a prática do educacionismo. Mas o que seria isso? Ele afirma que educacionismo é uma nova forma de revolucionar a sociedade por meio da educação. Em outrora vivemos a famosa “luta de classes”, agora o educacionismo diz que a revolução virá “quando o filho do empregado puder estudar na escola do filho do patrão e tiver condições iguais de crescimento na vida social.”
Hoje ao visitar o Colégio Militar Tirandentes da PMDF vi que tal revolução está começando a ocorrer em nossa Corporação. Filhos de praças e oficiais juntos, na mesma escola, unidos formando a FAMÍLIA POLICIAL. Em outras instâncias, praças e oficiais cursam juntos pós-graduções diversas, fortalecendo as relações interpessoais. Vivi isso no passado…
Foi de arrepiar ver a “vibração” dos alunos. Conversando com alguns pais, muitos falavam da importância do Colégio e da formação que os filhos estão recebendo. Uma segurança a mais em tempos de insegurança.
A alegria e orgulho estavam estampados nos rostos dos pais. Tive orgulho de ver vários amigos instrutores naquele lugar. No colégio Tiradentes vi a necessidade de discutirmos a criação de um quadro permanente de instrutores ou pelo menos uma forma de reconhecermos esse belo trabalho! Parabéns aos integrantes do Colégio Militar Tiradentes! A família policial agradece pelo lindo evento. Valores perdidos sendo resgatados em nossas crianças.