- PUBLICIDADE -

O poder do conhecimento…

A cada dia em nossa Corporação percebo o avanço após o início de nossa mudança cultural interna. As conversas já não são mais as mesmas, as ambições também não. No curso de nivelamento o debate é cada vez mais “alto nível”, isso demonstra uma grande mudança comportamental.
Particularmente acredito que a mudança parte do micro para o macro e não ao contrário. Uma Instituição é composta por pessoas, se queremos mudá-la precisamos investir nas pessoas. Uma grande Corporação é resultado de grandes homens.
Sempre digo: palavras geram pensamentos, que geram sentimentos, que geram ações. Nossas ações deixaram de ser simplesmente revolta. Daqui cinco anos seremos resultado dos livros que lemos hoje e das pessoas a nossa volta.
Avançamos com o TECSOP, mas ainda não é suficiente, sonho em ver todos os companheiros tecnólogos pós-graduados e respeitados dentro de nossa sociedade. Essa deve ser uma busca constante. O projeto policial do futuro deve ir além, nós policiais militares devemos nos especializar em nossas áreas específicas de atuação. É importante criarmos um campo de estudo na área de segurança pública, mas precisamos aplicar esse conhecimento aqui dentro, de forma a melhorar nossa atuação na sociedade. O governo deve investir nisso. Precisamos criar uma demanda nesses cursos e exigir da Corporação ou do Governo nossa qualificação. A instituição possui recursos para isso. É hora de cobrarmos!
Sonho em ver soldados, cabos e sargentos mestres e doutores em segurança pública. É importante lembrar que quanto mais especializado o serviço, mais caro ele torna-se. Depois cobraremos a fatura! Primeiro precisamos nos especializar, depois cobrar. Primeiro cobra-se responsabilidades, depois direitos! Esse é o caminho…
Se nossos cursos dentro da Corporação estão vazios é possível que eles não atendam mais os nossos anseios, é hora de mudança…
Se observarmos o mundo a nossa volta, até um “cursinho” nos dá o direito a um diploma de especialização, por que não fazê-lo com nossos cursos? Precisamos de reconhecimento dentro e fora da Instituição!

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -