A Rede Pública de Ensino do DF iniciou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, as atividades escolares relativa ao ano letivo de 2020. Em razão disso, visando um retorno mais consciente e seguro para os alunos do Distrito Federal, a Polícia Militar faz nesta semana, de 10 a 14 de fevereiro, a Operação Volta às Aulas 2020.
A PMDF realiza a operação em todas as escolas públicas do DF, mas em algumas delas, a recepção aos alunos ocorreu de maneira especial. No Colégio Cívico Militar Centro de Educacional 07 localizado na QNN 13 (Ceilândia Norte), os alunos foram recepcionados logo na entrada pelo Grupo de Teatro Rodovia. Em seguida houve um momento Cívico Militar com a finalidade de dar as boas-vindas a todos os alunos, professores e servidores da Rede Pública de Ensino do DF, em especial a comunidade do Colégio Cívico Militar CED 07, escola de gestão compartilhada.
A solenidade contou com a presença da diretora pedagógica da instituição, senhora Adriana de Barros, do major Edney (Comandante disciplinar), do coronel Júlio César (Comando de Policiamento Escolar), do tenente-coronel Marcelo Alves, do tenente-coronel Klepter, do coordenador da Regional de Ensino, professor Marcos Antônio de Sousa, dentre outros policiais militares e professores da escola.
A diretora Adriana, fazendo uso da palavra, cumprimentou os presentes e de modo especial, os estudantes. Ela salientou a alegria em receber os alunos e lembrou da ex-diretora Simone Rebouças que chamou a instituição de “Escola de Campeões”. O Batalhão Escolar abraçou o projeto Escola de Campeões e desde 2019, junto com a direção do colégio, houve um trabalho para mudanças. Ainda no de 2019 houve a implementação da gestão compartilhada, onde houve muitos ganhos que beneficiaram alunos, como por exemplo, o aumento do número de estudantes aprovados em universidades federais, passando de 22 para 40 aprovados neste ano.
O coordenador da Regional de Ensino, professor Marcos, falou da alegria em receber os discentes e da expectativa positiva pelos 200 dias letivos que hoje se iniciam, esperando que no final do ano, mais alunos consigam ingressar nas universidades públicas.
Em seguida, o major Edney, Comandante disciplinar da escola, fez uso da palavra. Ele também deu as boas-vindas, chamando os estudantes de privilegiados por estarem num projeto onde todos estão unidos com o propósito de ajudar os alunos a alcançarem aquilo que eles desejarem. O major chamou atenção para o fato dos estudantes terem a liberdade de serem aquilo que bem desejarem, mas, sobretudo, de serem pessoas com destaque na sociedade, pessoas com valores e com respeito. No final de sua fala, o major agradeceu ao coronel Júlio Cesar por ser um dos idealizadores da gestão compartilhada. Também houve agradecimentos aos professores pelo empenho e dedicação, aos monitores policiais militares, ao tenente Lindomar (subcomandante disciplinar), ao tenente Aderivaldo (supervisor disciplinar) e a todos os servidores da instituição de ensino.
Em seguida algumas turmas foram convidadas a acompanharem uma palestra sobre bullying. Ainda houve o pouso da aeronave Fênix da PMDF, onde os alunos puderam fazer a visitação.
Informações do Site PMDF