A Polícia Militar do Distrito Federal inaugurou nesta quinta-feira (23), no 2º Comando de Policiamento Regional Oeste (2º CPRO), a nova central de monitoramento remoto por câmeras de vídeo. Ceilândia, a cidade mais populosa do DF, ganha segurança reforçada por câmeras monitoradas pelo 10º BPM.
A Central de Monitoramento Remoto é um projeto da Secretaria de Segurança Pública em parceria com a PMDF que potencializará a atuação da Polícia Militar na região administrativa de Ceilândia, com o gerenciamento de 84 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O espaço funcionará durante 24 horas por dia, sendo empregado um efetivo de 10 policiais militares, em conjunto com o rádio operador do CPRO 2, o qual passará a funcionar dentro da sala de monitoramento.
O policial operador do sistema poderá monitorar diversos pontos da cidade e acompanhar as cenas com imagens fixas, movimentações laterais, giros de 360 graus e zoom com capacidade de aproximação de dois quilômetros.
A central irá monitorar áreas de interesse que seguem, principalmente, as manchas criminais, mostrando os dias, horários e locais de maior incidência dos crimes, e identificar indivíduos com atitudes suspeitas. Além de auxiliar a promoção de ações de segurança pública, o trabalho integrado com a Secretaria de Segurança Pública ajuda a zelar pela mobilidade, fiscalização e saúde da população.
O serviço da Polícia Militar será reforçado, pois cada vez mais é utilizado o monitoramento de câmeras de segurança para auxiliar na prevenção e solucionar diversos tipos de crimes, de acordo com o coronel Julian Rocha Pontes, comandante-geral da PMDF, “a central é um avanço para a segurança dos mais 850 mil moradores da cidade”.
“É importante destacar que o sistema é uma ferramenta a serviço da segurança pública. O próprio policial que monitora a câmera já faz o registro da ocorrência e aciona a equipe de policiamento que estiver mais próxima ao local”, disse o coronel Alvino, comandante do 2º CPRO.
Informações do Site PMDF