No primeiro semestre deste ano, a Polícia Militar do Distrito Federal retirou das ruas da capital federal mais de 811 pessoas foragidas da Justiça. Um aumento considerável de mais de 77% se comparado com o mesmo período do ano passado.
Em 2016, no período de 1º de janeiro a 3 de julho, foram recapturados 459 pessoas com mandados de prisão em aberto. A maioria desses foragidos são criminosos em potencial que atemorizam a sociedade e causam uma sensação de medo e insegurança. A maioria é autor de roubos, homicídios, furtos, receptações, tráfico de drogas e que tem influência diretamente no aumento do índice da criminalidade.
As prisões foram efetuadas durante policiamento de rotina e também em ações específicas voltadas para áreas consideradas críticas e que aparecem na mancha criminal em várias regiões da capital federal.
A retirada desses criminosos das ruas representa o empenho dos policiais militares, o aumento da produtividade e dá a resposta que a comunidade tanto espera.
Uma questão que precisa ser observada é que a população carcerária no DF não ultrapassa 15 mil presos. Aonde estão os presos que diariamente estão sendo retirados das ruas da cidade?
A análise acima também nos faz perguntar: e a polícia civil? A prisão por ordem judicial não seria de competência da polícia judiciária? A falta de um ciclo completo de polícia gera tais confusões. Deixamos nossa reflexão.

Fonte: Plantão policial

Com informações do site da PMDF