Devido às ações de combate ao coronavírus, que determinou a suspensão das aulas nos centros olímpicos e paralímpicos (COPs), na Escola de Esporte, nas academias, clubes e ginásios, a Secretaria de Esporte e Lazer lançou o desafio #SeMoveBrasília. A ação é um incentivo para que profissionais de educação física do Distrito Federal publiquem vídeos curtos com dicas de exercícios físicos para a população praticar dentro de casa.
A medida é um estímulo para a população sair do sedentarismo neste período de quarentena decorrente da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado fazer 30 minutos de exercício físico por dia, isto porque as atividades físicas fazem bem para corpo, mente e aumenta a imunidade. E ainda ajuda no combate a uma série de doenças pulmonares e cardíacas.
Leia também
Nas redes sociais os professores das 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos já entraram no clima do desafio. Para o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, a mobilização desses profissionais mostra o empenho e comprometimento com os alunos que estão sem praticar uma modalidade esportiva.
“A gente vê com muito orgulho e emoção o engajamento desses profissionais, que mesmo em suas casas querem continuar cuidando da saúde e do bem-estar de toda a população do Distrito Federal. Incentivando a prática esportiva não só para a população da capital federal, mas como referência para as pessoas que estão reclusas em todo mundo”, destacou.
Educador físico no Centro Olímpico e Paralímpico da Gama, Phillipi Coutinho dá aula de futebol e natação para os alunos da unidade. Ele conta que os alunos dele são pontuais e comprometidos com o esporte, e que é fundamental auxiliá-los neste momento em que precisam ficar em casa.
“O esporte traz uma série de benefícios para as pessoas. Meus alunos estão sentindo muita falta de praticar uma atividade física. Nós, professores dos COPs, estamos incentivando-os a praticar atividades em casa, com os tutorias nas redes sociais e vídeos. Assim, cada aluno promoverá o fortalecimento do sistema fisiológico, trazendo qualidade para sua saúde e estimulando outros integrantes da família a participar desse movimento em prol da saúde”, destacou o profissional.
Quem também aderiu à campanha foi o Conselho Regional de Educação Física (Cref 7/DF). O presidente da entidade, Patrick Aguiar, enfatiza a importância da atividade física. “Devemos continuar praticando mesmo estando em quarentena. Durante a semana vamos pedir que os profissionais de educação física produzam vídeos explicativos para que a sociedade faça essas atividades de forma orientada. Afinal de contas esses profissionais estão sempre à disposição para cuidar da saúde da população”, declarou.
Para quem deseja ver as dicas dos profissionais de educação física, os vídeos enviados pelos professores serão compartilhados nas redes sociais da Secretaria de Esporte e Lazer nos seguintes endereços: Esporte.df (Instagram), SecEsporteELazerDF (Facebook) e YouTube da Secretaria de Esporte e Lazer GDF.
* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer