Uma reportagem do Bom dia DF, na Rede Globo, e do Portal Metrópoles chamou a atenção ao mostrar a população apedrejando uma viatura na Cidade Itapuã no DF. Populares ficaram revoltados com a apreensão de um menor que praticou ato infracional análogo ao de roubo e partiram para cima da guarnição com pedras e xingamentos.
A inversão de valores na sociedade impressiona. Bandidos são exaltados em algumas comunidades e policiais são rejeitados. É notória uma crise de identidade das instituições em nosso país. O que leva alguém a arremessar pedras em policiais e a população a aplaudir tal atitude?
http://https://www.youtube.com/watch?v=Jziq06Ihrfc
É verdadeira a afirmação de que todo policial tem autoridade, poder e legitimidade para atuar nas comunidades, mas para isso é necessário conquistar a confiança nesta mesma comunidade. Quando a polícia perde a autoridade e a legitimidade como nas cenas acima é sinal de que as forças policiais também estão perdendo poder.
Os governadores são os comandantes das polícias nos Estados. O desgaste da classe política tem influenciado nesta perda de poder, autoridade e legitimidade das polícias nestas comunidades? É preciso avaliar até que ponto as polícias estão sendo polícias de governo e não de Estado e com isso perdendo seu poder, sua autoridade e sua legitimidade.
As imagens da cidade Itapuã foram para a mídia, mas quantas vezes ocorrem situações semelhantes em outras cidades? A foto abaixo é de uma viatura apedrejada há alguns meses na Cidade Estrutural. Algumas pessoas tentaram retirar o preso de dentro do cubículo. Alguma coisa está fora da ordem no Distrito Federal…