Pelo jeito uma nova modalidade de crime está ganhando corpo no DF. É preciso que as polícias compreendam o fenômeno para evitá-lo. Infelizmente ainda não temos estudos avançados no Brasil sobre o tema. Após mais dois casos ontem, neste mês já são seis registros de ataques a caixas eletrônicos no DF.
Pelo menos duas agências bancárias foram alvo de criminosos na madrugada de ontem, totalizando seis casos de ataques a caixas eletrônicos somente neste mês. Por volta de 4h, ocorreu uma explosão seguida de disparos em uma agência do BRB na QR 304 de Samambaia Sul. Um pouco mais tarde, às 6h, bandidos teriam tentando roubar o caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil, na QNE 17, em Taguatinga Norte, utilizando um maçarico.
É preciso um reforço da segurança privada nas agências e uma investigação mais eficiente para chegar aos autores dos crimes. Pelas características não são casos isolados. Prendendo o grupo haverá redução dos crimes. Pelo menos enquanto estiverem presos.
Sugiro a leitura do trabalho abaixo. Nosso desejo é que nos próximos anos o Instituto de Segurança Pública do DF possa ter condições de desenvolver pesquisa semelhante, de maneira que possa orientar a atuação policial em nossa cidade. Estamos falando em “planejamento orientado para o problema” e posteriormente em “policiamento orientado para o problema”.