- PUBLICIDADE -

Reflexões para iniciar 2013

Uma boa maneira de iniciarmos o próximo ano é fazendo um bom planejamento.
1) Fazer um diagnóstico da situação atual (irá descrever pontos fortes e fracos), ou seja, possíveis dificuldades a serem encontradas.
2) Irá desenvolver uma visão mais clara da situação desejada. Tipo: Como quer que a sua vida seja vista e como você se vê nos próximos cinco anos.
3) Você irá identificar os obstáculos e estímulos no caminho. Ex. Com quem pode contar e com quem não pode.
4) A partir daí vamos definir as linhas de ação para chegar à situação desejada. E vamos trabalhar para que isso seja cumprindo.
Depois vamos fazer um plano de ação a partir daí….
“Quer saber onde estará daqui a cinco anos? Olhe para as pessoas que você considera seus amigos, os livros que lê, os CDs e os DVDs que escuta e vê e pense sobre o modo como você emprega seu tempo. Por quê? Porque esses são os fatores que influenciam seu pensamento. Tudo penetra em sua mente – quer seja positivo ou negativo – afeta sua forma de pensar. Tudo que você possui em sua vida presente é resultado do modo como pensou no passado. De modo idêntico, tudo que você terá – ou não terá – no futuro será o resultado da maneira como pensa atualmente.”
“Como está sua vida espiritual? Seu espírito é a própria essência de quem você é, o centro de sua genialidade. E sua essência é revelada todos os dias pelo modo como se trata, dialoga consigo mesmo e pensa a seu respeito. As pessoas não valorizarão o que está se tornando até você mesmo valorizar o que já é.”
“Quanto tempo útil você investe em seus relacionamentos com aqueles a quem mais ama e se preocupa? Eles representam uma prioridade máxima ou ficam com os “restos” de sua vida? Você possui alguns relacionamentos que precisam ser corrigidos? Se a resposta for afirmativa, não espere…tome a iniciativa para se reconectar com aquelas pessoas e resolver sus diferenças.”
“Você está feliz e realizado com o rumo de sua vida? O que pode fazer para aumentar seu quociente de felicidade? Está tendo progressos em viver uma vida significativa por seu projeto ou ainda está vivendo uma vida fortuita baseada no acaso? Quando você pensa a respeito de quem é, para onde está se dirigindo e o que pretende realizar, o que em sua vida lhe proporciona significado espiritual?”
“Eis a realidade: se você morresse amanhã, a empresa para a qual trabalha esvaziaria suas gavetas em sua mesa, limparia sua sala e enviaria seus pertences a seus entes queridos. Seu cargo seria divulgado no quadro de avisos de emprego da companhia e na internet depois de alguns dias. Você pode julgar-se insubstituível, porém a verdade nua e crua e que você não passa de um empregado – valioso, mas não insubstituível. Baseie sua vida em torno das pessoas que estariam chorando em seu funeral. Não as negligencie por causa de um emprego ou de uma carreira. Aproveite ao máximo seu tempo com aqueles que melhor o conhecem e valorizam sua genialidade. Melhor ainda, dê-lhes apoio e ajude-os a libertar a genialidade que eles mesmos possuem.”
“Seu atual trabalho o mantém realizado ou você está trabalhando somente em função do salário e dos benefícios? Sei que pode considerar isso difícil de acreditar (eu assim o considerara inicialmente!), porém sua profissão deve proporcionar-lhe alegria e entusiamo.”
“É impressionante, o modo como você reage à experiências de sua vida – certas ou erradas – pode ofuscar sua genialidade. Suas emoções dominam sua vida ou você as controla firmemente? Quando seu arcabouço emocional estiver desalinhado, muitas vezes você não consegue pensar ou agir racionalmente. É honesto consigo mesmo em seus relacionamentos? Existem situações em sua vida a respeito das quais você se mostra negativo?”
Somos o resultado de nossos hábitos. Não importa qual é nossa situação na vida.
“Você está fazendo exames médicos regulares, exercitando-se constantemente, bebendo água em volume suficiente e descansando o bastante? Em caso negativo, seu motor pode apresentar um defeito quando mais precisar dele. Se o bem-estar não possuir prioridade máxima em sua agenda de desenvolvimento pessoal, posso quase garantir-lhe que um dia terá problemas por causa da exaustão e doença ou, possivelmente, até mesmo morrer de forma prematura” – Tenho refletido muito sobre tudo isso.
“Sua vida é gratificante e plena de satisfação? Você emprega sua vida social no sofá com o controle remoto ou no mundo, ampliando seus horizontes? Apesar do que muitas pessoas acreditam, o aspecto social de nossas vidas é fundamental porque nos permite colocar nossas vidas em perspectiva: Quando viajamos, conhecemos outras culturas, apreciamos uma arte magnífica e imergimos na música, somos lembrados uma vez mais que o mundo é maior do que nós.”
“Está contente com seus relacionamentos? Quem são seus amigos? Como eles estão agindo em cada uma das áreas centrais? Isto é importante saber, porque cresce ou definha no contexto de seus relacionamentos. O livro de Provérbios diz: Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo. Seus amigos afiam ou entorpecem sua mente se seu potencial?”
“Como está sua situação financeira? Tem mais mês que salário, por assim dizer? Dinheiro representa a energia da sua vida. O que você faz com seu dinheiro determina o que fará com sua vida. O que está fazendo para assegurar que seu futuro financeiro esteja seguro? Você possui um plano visando criar um legado financeiro para as gerações futuras? Já pensou alguma vez em instituir sua própria fundação para apoiar organizações que estão fazendo a diferença no mundo?”
charge salário

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -