No dia 18 de julho de 2024, o Comandante-Geral do CBMDF recebeu em seu gabinete o Conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Exmo. Sr. André Clemente Lara de Oliveira. Na oportunidade, foi apresentado um trabalho desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que lançou a campanha “Educação para Recomeçar”, no dia 27 de junho do corrente ano, para arrecadar recursos com objetivo de comprar material escolar para as crianças vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Os interessados em ajudar podem doar qualquer quantia por Pix pela chave educacaopararecomecar@atricon.org.br.
Segundo a Atricon, serão disponibilizadas aos alunos mochilas com caderno, estojo, lápis, borracha, apontador, tesoura, régua, canetinhas e lápis coloridos. Os itens deverão ser adquiridos, preferencialmente, no estado gaúcho para estimular a economia local. Cada kit terá preço de referência estimado entre R$ 130,00 e R$ 140,00.
A Atricon também criou a Comissão de Articulação para juntar esforços nos Tribunais de Contas e atuar em ações de auxílio ao Rio Grande do Sul. O conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) André Clemente integra o grupo junto aos conselheiros Cezar Miola, do TCE-RS, que será o coordenador; Cilene Salomão (TCE-RR), Rejane Dias (TCE-PI) e Susana Azevedo (TCE-SE).
O Conselheiro André Clemente disse que os kits comprados pela Atricon serão doados para crianças da pré-escola e do ensino fundamental da rede pública do Rio Grande do Sul, que perderam tudo nas enchentes. “Os kits serão comprados lá mesmo no estado, para gerar arrecadação, e a meta é arrecadar 100 mil kits no Brasil inteiro, e toda ajuda nesse momento é importante para permitir a essas crianças condições dignas de volta às aulas”, afirmou.
“Esta tragédia sem precedentes deixará uma marca em todos estes jovens e esta ação vem para minimizar os impactos negativos na educação e apoiar as famílias neste período de retomada das aulas”, enfatizou o presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva.
FONTE: CBM-DF