A cooperação técnica entre o CBMDF e a Embaixada da República Dominicana no Brasil resultou em uma iniciativa crucial para aprimorar o atendimento de emergência em áreas remotas. A República Dominicana, um país turístico com muitas trilhas em regiões montanhosas, reconheceu a necessidade de capacitar seus agentes da Polícia Nacional de Turismo (POLITUR) para responder com eficácia a situações de desaparecimento de pessoas, que podem estar lesionadas, nessas áreas desafiadoras.
Para promover a integração entre as forças militares e civis e elevar o padrão profissional de ambas, o CBMDF montou uma equipe multidisciplinar para a realização da missão. Essa equipe é composta por seis militares, sendo dois de cada Grupamento Especializado empenhado na missão – GAEPH, GBS e GAVOP.
As instruções estão sendo ministradas em três áreas temáticas: Busca Terrestre, Atendimento Pré-Hospitalar e Instrução de Voo de RPA (Aeronaves Remotamente Pilotadas) para 35 alunos da República Dominicana. Entre os participantes, encontram-se militares do Exército, Marinha, Força Aérea, bombeiros militares, bombeiros civis, policiais nacionais, policiais de turismo e Operações Especiais.
A capacitação acontece em duas etapas, primeiro com instruções teóricas e práticas na Escuela de Entrenamiento Policial – Campus Gaspar Hernandez, na cidade de Rio San Juan e depois com atividades práticas de simulados em terreno montanhoso na Escuela de Comando en San José de las Matas.
Essa é mais uma cooperação técnica realizada em consonância com o Plano Estratégico do CBMDF (2017-2024), no qual a Corporação visa estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para responder às ocorrências emergenciais conforme padrões internacionais.
Confira as imagens:
FONTE: CBM-DF