No sábado, 22 de fevereiro de 2025, o Grupamento de Proteção Civil (GPCIV) coordenou uma grande operação integrada contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, realizada na Estrutural e SCIA. O “Dia D contra a dengue” contou com a participação de aproximadamente 50 militares, além do apoio da Secretaria de Saúde do GDF, NOVACAP, PMDF, DETRAN, SLU e da Administração Regional da Estrutural e SCIA. O objetivo da ação foi intensificar o combate ao mosquito, que representa uma ameaça à saúde pública, principalmente com a chegada da temporada de chuvas.
Durante a operação, foram visitados 189 imóveis na Quadra 03 do Setor Leste, com o intuito de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Foram identificados 231 depósitos com a presença de água parada, ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika, Chikungunya e outras arboviroses.
A equipe do CBMDF, em atuação integrada aos demais órgãos participantes do evento, adotou medidas preventivas orientando os moradores quanto à importância da manutenção e inspeção continuada de suas residências, bem como atuou diretamente na eliminação dos focos encontrados, através do descarte ou tratamento adequado de recipientes com água acumulada. A operação contou, ainda, com a presença de drones que sobrevoaram a região para localização e mapeamento de áreas com potencial risco de proliferação de larvas. A ação faz parte de um esforço contínuo das autoridades locais para combater a disseminação dessas doenças e conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito em sua própria residência.
A participação da comunidade é essencial para o sucesso dessas ações. O CBMDF reforça o pedido à população para que mantenha os ambientes livres de focos do mosquito, como garrafas, pneus e outros objetos que acumulam água, e que sigam as orientações de combate ao vetor, como a realização de vistorias periódicas em suas casas.
FONTE: CBM-DF