No período de 16 a 19 de novembro o 6º Grupamento Bombeiro Militar/CBMDF realizou o Treinamento em Incêndio Veicular. As instruções tiveram como objetivos:

1. o combate a incêndio veicular em estágio desenvolvido com a utilização apenas da espuma (LGE) do ABSL; e

2. o condicionamento dos militares conforme as funções exercidas no socorro (Chefe de Guarnição – CG, Chefe da primeira linha – C1, Ajudante da primeira linha – A1, Chefe da segunda linha – C2, Ajudante da segunda linha  – A2).

O conteúdo foi ministrado pelo 1º Sgt. QBMG-1 José Carlos de Alencar Carvalho e pelo 3º Sgt. QBMG-1 Rodrigo Achetta (instrutores do Curso de Combate a Incêndio). Foram aproximadamente 4h/a de instrução por ala de serviço, realizadas no pátio do próprio quartel. Para tanto, foram utilizadas 4 carcaças de veículos, 3 viaturas do quartel, 24 paletes, 6 litros de combustível e 8 litros de LGE e todos os militares da prontidão. As instruções seguiram a doutrina adotada no próprio COI e contaram com o apoio do GPCIU, que esteve presente no grupamento para acompanhar as instruções e apresentou uma palestra sobre as formas de acionamento e atuação do GPCIU em ocorrências de incêndio.

Durante a atividade, foram realizadas 8 queimas, desse modo, cada carcaça de veículo foi queimada 2 vezes, sendo que a segunda queima teve (aproximadamente) o dobro da carga de incêndio da primeira. Queima 1: 2 paletes e 0,5 litros de combustível; e Queima 2: 4 paletes e 1 litro de combustível. O material combustível foi distribuído no interior dos veículos de modo a simular assentos e encostos. O combate foi iniciado apenas quando 50% da carga de incêndio estava em chamas e durou entre 33seg e 2min26seg (tempo de esguicho aberto até apagamento total das chamas). Foram capacitados na instrução 57 militares do 6º GBM, o que equivale a aproximadamente 64% do efetivo da prontidão 24h e UR.