Ação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) vem garantindo a organização das filas nas agências bancárias, durante os pagamentos do auxílio emergencial. Com a operação Distância Segura, o objetivo é fazer cumprir o distanciamento social e proteger as pessoas, minimizando as chances de contágio pelo novo coronavírus. Nesta etapa, é feito o pagamento da segunda parcela do auxílio, no valor de R$ 600, nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Na operação, os bombeiros orientam os usuários quanto à distância recomendada e auxiliam na organização das filas. “A atuação se dá no disciplinamento de filas nas agências da Caixa Econômica, ao mesmo tempo em que estão em condições de agir com um primeiro atendimento em possíveis problemas clínicos e traumáticos, com o conhecimento básico de pronto socorrismo à população mais vulnerável”, pontua o comandante Operacional Metropolitano do CBMMA, coronel Robert.

 

 

Os bombeiros estão distribuídos nas agências e correspondentes bancários da Caixa na capital e cidades que integram a Região Metropolitana de São Luís – Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. A operação Distância Segura inclui ainda a demarcação de área, indicando o ponto onde o usuário deve permanecer enquanto aguarda ser atendido e verificação do uso da máscara, que é obrigatório. A movimentação tem sido maior nos bairros centrais das cidades. Para garantir a organização, o CBMMA destacou a média de até 15 bombeiros nas agências mais movimentadas.

A solicitação do apoio administrativo do Corpo de Bombeiros veio do Governo do Estado, com fins a suprir carência das instituições financeiras e do Banco Central no controle das aglomerações. A operação Distância Segura foi planejada pelo comando da Corporação, está sendo realizada desde o início de maio e segue em horário de funcionamento bancário.