Na manhã da última segunda-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) participou da reunião de posse do Comitê Estadual de Prevenção a Automutilação e Suicídio. Na ocasião, foi tomado posse o Cap Jonatan junto com a Sd Carolina para serem os representantes do CBMMA no referido comitê.

Em 2018 no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1BBM), fora imposto um setor do Centro de Valorização da Vida, que é uma ONG filantrópica e sem fins lucrativos onde voluntários atendem através do número 188 e ministram palestras na cidade de São Luís.

Além disso, o CBMMA já atua na questão de humanização no atendimento em tentativa de suicídio, onde oferece para os integrantes da Policia Militar (PM), Comando Tático Aéreo (CTA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e em outros estados, como o estado do Piauí, o Curso de Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídio. Esse curso tem como objetivo humanizar e dar qualidade nas ocorrências de tentativas de suicídio, e devido a essa forte atuação na área de prevenção, o CBMMA recebeu o convite para a participação do comitê.

“A participação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, nesse comitê faz-se de extrema importância, uma vez que frequentemente somos acionados para ajudar em tais casos. Pois focamos numa ação humanizada da situação, buscando acolher o tentante sem julgamentos ou violência, fazendo um elo dessas pessoas à serviços especializados de saúde mental. Sendo muitas vezes a porta de entrada para o início de um tratamento. Foi o ponto de partida para que juntos (Corporação e outras entidades) possamos traçar planos visando a diminuição dos casos de suicídio em nossa cidade”, disse a sd Carolina.

Além de ações internas que acabaram dando essa notoriedade para o CBMMA ser convidado do comitê estadual de prevenção ao suicídio, previsto na lei estadual 11192 de 18/12/2019, o estado junto com a sociedade civil e órgãos farão ações em todo o estado para prevenção de suicídio.

“Essa equipe vai começar a trabalhar numa comissão permanente para diminuir as mortes por suicídio, assim como as tentativas, A valorização da vida e saúde emocional, que consequentemente diminuem os casos de suicídios e automutilação”, disse o Cap Jonatan, integrante da comissão nacional de abordagem técnica a tentativa de suicídio.