Neste último domingo (2) as forças de segurança pública atuaram de forma integrada com o objetivo de garantir a integridade do pleito, a segurança dos eleitores e coibir práticas ilícitas nas eleições 2022.

A operação Eleições 2022 contou com o apoio das polícias Militar, Civil, Federal e Perícia Oficial; do Centro Tático Aéreo (CTA), atuando com cinco aeronaves e viaturas, na capital e interior; do Corpo de Bombeiros, dando suporte técnico e logístico durante a operação; das Forças Armadas e do Tribunal Regional Eleitoral.

Durante as primeiras horas do policiamento nas eleições, a PMMA realizou a distribuição do grande efetivo em patrulhas que se posicionaram a 100 metros de distância do local de votação, além de viaturas e motos posicionadas em locais estratégicos.


Para segurança do interior do estado, a corporação enviou aproximadamente 5 mil policiais, além do reforço antecipado do efetivo de tropas especializadas para algumas cidades. Já na região metropolitana da capital maranhense, o policiamento rotineiro seguiu o planejamento normal, além do reforço da tropa nos locais de votação.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, Silvio Leite, foi realizado um planejamento prévio da maior operação que já existiu no período eleitoral para mais de 5 milhões de eleitores aptos a votarem. O coronel Silvio Leite ressaltou que todas as forças de segurança estiveram presentes, resultando no baixo índice de ocorrências. Os eleitores se sentiram seguros para se deslocarem das suas residências até o local de votação. O dia das eleições no Maranhão foi uma festa da democracia, repleta de muita paz.

“ Não tivemos nenhuma ocorrência de violência, mas registramos alguns casos relacionados a propaganda irregular, boca-de-urna e descumprimento da Lei Seca. A tranquilidade da eleição foi um saldo positivo para o Sistema de Segurança Pública, esse saldo positivo se dá por um planejamento prévio. O planejamento prévio ocorreu no dia 20 setembro, nos municípios maranhenses, se estendendo até o dia 2 de outubro. Com relação ao pós-eleição, ainda temos uma tropa no interior do estado, a maioria está retornando para região metropolitana, mas as tropas especializadas só retornarão no dia 7 de outubro. “, afirma o comandante geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra.

Foram realizadas 71 prisões no domingo de votação.

A SSP assegurou uma eleição tranquila para todos os maranhenses, realizando a distribuição de tropas especializadas em todo o estado, para prevenir a prática de crimes eleitorais, assegurar a ordem pública e contribuir que o eleitor garanta o exercício livre do voto.

Fonte: Corpo de Bombeiros do Maranhão