Por: SECOM

 

O Governo do Maranhão integra missão brasileira de apoio humanitário que vai atuar no Canadá. Militar especializado do Corpo de Bombeiros do Maranhão foi enviado para operação de combate a incêndios florestais no país do hemisfério norte. Desde o mês de junho, regiões de floresta canadense sofrem com esta ocorrência e, para frear o avanço do fogo, o governo local solicitou auxílio de vários países. Do Brasil, são 104 voluntários de órgãos e instituições diversas. A mobilização nacional é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores.

“O Corpo de Bombeiros do Maranhão não poderia deixar de colaborar nesta missão, na qual o Brasil e o mundo se unem. Portando, a fim de amenizar os prejuízos e somar na busca de soluções, enviando apoio especializado para operação no Canadá, mostrando o compromisso e solidariedade do governo maranhense com esta mobilização nacional”, declarou o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

O terceiro sargento do Batalhão de Bombeiro Ambiental maranhense, Luís Felipe Bezerra de Castro, avaliou como uma grande oportunidade fazer parte desta ação humanitária. “É uma honra participar desta equipe que irá contribuir para conter estes incêndios florestais que prejudicam o território canadense. Agradeço a Deus, ao governador Carlos Brandão e ao comandante geral, Célio Roberto, que não mediram esforços para colaborar nesta ação humanitária”, frisou.

Além do Maranhão, participam da missão bombeiros dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, e Distrito Federal. A missão humanitária conta ainda, com a cooperação dos ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e de outras repartições federais e estaduais.

Fonte: Corpo de Bombeiros do Maranhão