Com enorme orgulho que o CBMMA apresenta a produção de conhecimento realizada pelo Cap David Veiga, atualmente lotado na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
“O Modelo Espacial de Risco de Incêndio Intraurbano, considerando como variáveis os fatores de população e carga de incêndio, surgiu da discussão proposta em meu trabalho de Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão no ano de 2018. Neste contexto, a pesquisa objetivou a produção de um modelo estatístico de regressão e índice de autocorrelação global de Moran que fomentasse a predileção do fenômeno do fogo fora de controle utilizando as ocorrências desta natureza materializadas no espaço geográfico do município de São José de Ribamar – MA.
Sob essa ótica, partiu-se do pressuposto que os incêndios não ocorrem pelo acaso e sim pela associação de fatores geradores em um ambiente vulnerável de um determinado recorte espacial. Logo, o entendimento da distribuição geográfica das ocorrências, sua incidência e tipologia, em paralelo aos limitantes de atendimento, e sobretudo, o atributo da predileção do fenômeno por meio de um modelo matemático permitiu fomentar subsídios técnicos para tomada de decisão do gestor para implantação de ações e ou políticas públicas voltadas à preservação da vida, propriedade, continuidade da dinâmica social e cadeia produtiva, além da proteção ao meio ambiente do território ribamarense.
Em síntese, os resultados obtidos por meio de estatísticas descritivas e mapas temáticos não seriam possíveis sem a permissão do Sr. Nosso Deus, dos incansáveis esforços dos meus familiares, em destaque aos meus pais Leonidas e Marlene, de minha esposa Angélica Veiga, à cúpula do Corpo de Bombeiros nas figuras dos Srs. Coronéis Roberto e Izac pelo apoio durante a pesquisa, ao MajCampos e Ten Farias por terem cedidos os dados das ocorrências, além de toda a equipe da CEPDECMA e amigos do Mestrado, em especial ao meu Orientador o Professor Dr. Silas Melo e à Mestre Thais França, pelo incentivo e confiança depositadas, e de todos aqueles que direta e ou indiretamente me ajudaram nessa jornada”