Projeto capitaneado pela Gastroenterologia deve ser replicado para outras especialidades

O Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) sediou, na manhã do último sábado (17.10), um mutirão de colonoscopia. Os exames, realizados por profissionais do Serviço de Gastroenterologia, com apoio da Anestesiologia e da Enfermagem, beneficiaram pacientes com suspeita de alterações no epitélio interno do intestino grosso.

 

A iniciativa faz parte de um projeto piloto do HCAP, que tem como objetivo retomar gradativamente, com toda a segurança, os procedimentos diagnósticos que precisaram ser suspensos em virtude da pandemia do Covid19.

 

– Respeitamos todos os protocolos de segurança sanitária e escolhemos o sábado por ser um dia menos movimentado no hospital. A nossa ideia é ampliar essa modalidade para outras especialidades e, assim, dar agilidade às demandas. A atividade foi um sucesso – afirmou a diretora técnica do HCAP, coronel Simone Simões.

 

Capitanearam o projeto a chefe da divisão médica do HCAP, coronel Rose Vaicberg; o chefe do serviço de Gastroenterologia, major Cláudio Fernambel Marques e Silva; e o chefe do serviço de Anestesiologia, major Paulo Alipio Germano Filho.

 

Edição: Equipe ACS 

 

Fonte: CBMERJ