Houve simulações de socorro com motos aquáticas e botes de resgate
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 4 de novembro, um encontro que reuniu operadores de embarcações de resgate da corporação. O evento aconteceu no Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca (2° GMar) com a participação dos militares da unidade sede, além do Grupamento Marítimo de Itaipu (4° GMar), do quartel de Campos dos Goytacazes (5° GBM), do Destacamento de Saquarema (DBM 1/27) e do Destacamento de Ilha Grande (DBM 2/10).
Os militares operaram motos aquáticas e botes, simulando socorros na área de arrebentação, costão, entrada e saída do canal. Os participantes realizaram também uma competição de bote de resgate, tradição em serviços de salvamento aquático do mundo. A prova consistiu em um circuito feito em dupla, percorrido com boias, que simulava procedimentos de patrulhamento e de socorro. O vencedor é aquele que completa o trajeto em menos tempo, com menor número de erros.
De acordo com o comandante do CBA XI – Atividades de Salvamentos Marítimos, coronel Rodrigo da Silva, este tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento do serviço nas praias fluminenses.
– É um momento de troca de experiências profissionais em que os militares expõem histórias de atuações em ocorrências e debatem técnicas e táticas. Protocolos são padronizados – reforçou o oficial, acrescentando que os grupamentos, em breve, receberão novas motos aquáticas.
Para o subtenente Charles Martins, do 2° GMar, operador há 30 anos, o evento é motivador.
– Retornamos para nossas unidades com procedimentos padronizados e atualizados, prontos para realizar as missões nas operações de resgate – explicou.
Edição: Equipe ACS