JARDIM BOTÂNICO// Jiboia de quase dois metros é resgatada em serralheria

Os militares do Batalhão de Polícia Ambiental resgataram uma jiboia de quase dois metros de comprimento numa serralheria, no Polo Verde, na QI 23, do Jardim Botânico, nesta quinta-feira (23). A cobra foi encontrada pelos funcionários presa na grade de acesso ao estabelecimento.

O animal não estava ferido, por isso, foi solto na mata. Para o bem-estar da jiboia, ela foi solta no mesmo terreno onde vivia antes de surgir no ambiente urbano.

A jiboia não é venenosa, mas exige cuidados, como alerta o primeiro-sargento Carlos Souza. “A jiboia pode matar por sufocamento ou pela transmissão de bactérias na mordida”, explica.

No Distrito Federal, é comum encontrar nas áreas urbanas jiboias, cobras corais, cascavéis e jararacas. Segundo o sargento Carlos Souza, em hipótese alguma, as pessoas devem tentar capturá-las. “A captura é feita por policiais habilitados para evitar o risco às pessoas e o dano à saúde dos animais”.

Se as pessoas encontrarem qualquer animal silvestre fora do seu habitat, devem ligar para o 190 e acionar as equipes de resgate do Batalhão de Polícia Ambiental.

Informações do Site PMDF