A Polícia Militar aplicou 71 multas e recolheu 12 carros nesta quinta-feira (19/9) em uma ação de combate ao transporte pirata. A operação foi montada pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) na área central de Brasília, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Pela manhã, teve o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Entre 7h e 18h, duas carteiras nacionais de habilitação (CNH) e três Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo foram apreendidas pelos militares. Ninguém foi preso, mas três pessoas assinaram termos de ocorrência. A multa aplicada é gravíssima, no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira.
Segundo o tenente Iury Medeiros, que participou da operação, houve casos de motoristas inclusive sem habilitação. “A gente arma a fiscalização em locais que sabemos haver grandes aglomerações de veículos e também atuamos na modalidade móvel”, explica. Ao suspeitar de uma situação, passageiros são abordados. “Alguns tentam colaborar com o infrator, alegam que é o pai, primo, que estão só pegando uma carona, mas logo se contradizem.”
Ele alerta para a falta de segurança desse tipo de transporte. “A maioria dos veículos flagrados não tem a mínima condição de rodar. Não tem equipamentos obrigatórios e nem passam por vistorias do Detran”, alerta. “Há inclusive casos em que o condutor tem passagem pela polícia.”
Informações do Jornal Correio Braziliense