- PUBLICIDADE -

Aprovados no concurso da Polícia Civil participam de Exercício Funcional Simulado na Aesp

O Curso de Formação de Inspetores e Escrivães da Polícia Civil, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) está chegando ao fim, e para coroar esse momento, a Aesp realizou, nesta quarta-feira (08), um Exercício Funcional Simulado entre os alunos.

A missão de cada grupo era encenar uma abordagem dentro da temática tráfico de drogas, local de crime ou atendimento aos grupos vulneráveis e um corpo de jurados avaliava cada procedimento que os futuros policiais adotavam para manter a ordem pública e cumprir a lei. Adequação ao tema proposto, inovação, criatividade, narrativa e tempo de execução, eram alguns dos quesitos avaliados.

“Esse exercício funcional simulado é uma possibilidade de aferir o conhecimento que foi repassado pelas equipes durante o período do curso, em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular. E a ideia é simular realmente um pouco da atividade de rua, trazer para o ambiente acadêmico um pouco da realidade do teatro de operações”, pontuou o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu.

Cada grupo teve 25 minutos – entre apresentação, montagem e desmontagem de cenário – para dramatizar diversas situações, sendo algumas fictícias e outras estudos de caso. Um aluno era o narrador que apresentava e contextualizava cada situação e os demais membros de cada equipe se dividiam em personagens (composição de policiais, vítimas, acusados, curiosos), a fim de dar uma maior veracidade para cada situação abordada.

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Polícia Civil, delegada Evna América, foi uma das juradas convidada pela Aesp e destacou a importância da atividade. “Em alguma situação delicada, eles vão se lembrar de como agir de forma equilibrada, porque a gente sabe que a atuação policial envolve um conjunto de fatores, inclusive o nervosismo e a questão do controle emocional que o policial precisa ter. Essa mudança da matriz circular proporcionou uma aproximação com a realidade prática da investigação que é o papel principal da polícia judiciária da Polícia Civil que é descobrir materialidade e circunstâncias dos crimes”, destacou a delegada.

Ao final da competição, sagraram-se campeões os grupos G13 IPC (1º lugar), G11 IPC (2º lugar) e G1 IPC (3º lugar).

Encerramento

A finalização do curso de formação profissional dos aprovados no concurso da Polícia Civil ocorrerá, nesta quinta-feira (09), com um Seminário de Encerramento ministrado pelo superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará, professor doutor José Helano Matos Nogueira.

Fonte: PCCE
Redação
Redaçãohttps://policiamentointeligente.com
Portal Especializado em Segurança Pública e Política.
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -