Para coibir ações criminosas no Residencial Novo Pabussu, no bairro Padre Maria Júlia, em Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a segunda edição da Operação Sumé.

Durante a ofensiva, foram realizadas buscas e abordagens dentro e no entorno do residencial. Na ocasião, as Forças de Segurança, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizaram 102 abordagens a veículos, resultando em 26 autos de infração lavrados e seis veículos retidos. A Enel Distribuição Ceará detectou 13 irregularidades por furto de energia, sendo que duas pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) à Delegacia Metropolitana de Caucaia, por suspeita do crime. Foi instaurado um inquérito policial por portaria para investigar os casos. Além disso, as composições ainda abordaram 14 veículos e 22 pessoas. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) realizou nove fiscalizações para verificar a integridade da tornozeleira de apenados que vivem no residencial.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), com suporte do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), realizou vistorias em 11 blocos, localizando 21 irregularidades, como rotas de fugas obstruídas com grades, ausência de iluminação de emergência e sinalização.

Mobilização

Os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, a partir de dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Ao todo, foram empregados homens e mulheres da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), além de representantes da Enel, concessionária de energia elétrica no Ceará.

A Coordenadoria de Inteligência (Coin), a Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) participaram da ação.

Primeira edição

primeira edição da Operação Sumé aconteceu em 13 de agosto de 2021, no residencial José Lino da Silveira V e VIII. O trabalho realizado pelas equipes incluiu a desobstrução de barreiras irregulares, autuações, cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão, fiscalização de indivíduos tornozelados e saturações preventivas.

Entre as prisões, está a de Diones Rosa de Carvalho (28), conhecido como “Vaqueirinho”. Ele é apontado como um dos participantes de cinco mortes ocorridas 31 de julho de 2021, no distrito de Boqueirão das Araras.

Operação Sumé

A operação tem finalidade de coibir práticas criminosas como homicídios e ameaças a moradores, na cidade de Caucaia. O nome faz referência a uma divindade indígena responsável por manter as leis e as regras.

Redução de CVLIs em Caucaia

Frequentes operações, fortalecimento do trabalho de inteligência e de investigação, bem como o reforço de equipes policiais para ações ostensivas e preventivas com o envolvimento de equipes multidisciplinares impactaram positivamente na redução dos indicadores criminais na cidade de Caucaia. A exemplo disso está a retração de 27,9% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que foram de 240 crimes para 173, nos sete primeiros meses deste ano. O dado está inserido no balanço deste ano em toda a Região Metropolitana da Capital, que apresentou retração de 30,5%.

Caucaia registra redução de 27,9% nas mortes provocadas por crimes violentos em 2021

Fonte: PCCE