Uma operação da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizada na manhã desta quinta-feira (22), com apoio primordial da Polícia Civil da Bahia, na Cidade de Bom Jesus da Lapa; e das Gerências de Ações Estratégicas da PCGO nas Secretarias de Estado da Saúde e Infraestrutura; prendeu nove pessoas investigadas por crimes de estelionato, que consistia em ludibriar vítimas com promessas de casa própria ou terreno na zona rural.

Segundo o delegado Gil Bathaus, coordenador da operação, os mandados foram cumpridos no município baiano e nas cidades goianas de Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Trindade, Itaberaí, Silvânia e São Miguel do Araguaia, com o apoio das respectivas unidades de Polícia Civil. Além disso, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas localidades. O grupo é investigado por cooptar pessoas de origem humilde, com a promessas de favorecimento em sorteio de casas populares ou terras para cultivo.

De acordo com as investigações, o chefe da organização criou duas associações com a suposta finalidade e cobrava inscrição e mensalidade das famílias inscritas. “A maior parte dessas pessoas são humildes, sem condições financeiras ou de instrução. Em uma associação, era prometida a casa e, em outra, um pedaço de chão”, comenta Bathaus. A tática deu nome à operação, batizada de “Ilusão”.