O Delegado Geral, André Ganga, esteve com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum,  e outras autoridades para balanço das ações das Forças de Segurança no estado, nesta terça-feira (18). Como resultado de uma polícia eficiente e integrada, Goiás apresentou redução em todos os índices criminais no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022.

Em reconhecimento à PCGO, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, elogiou a atuação das delegacias estaduais de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas e da Repressão a Crimes Rurais pelos excelentes indicadores (veja abaixo). André Ganga falou sobre o índice de quase 100% da elucidação de crimes com autoria definida que a PCGO remete ao Poder Judiciário. “Nós tivemos mais de 30 mil inquéritos remetidos à Justiça e, deste total, mais de 27 mil tiveram autoria definida. Ou seja, nós temos hoje um índice de elucidação neste ano de 90,5%, que é o maior das polícias judiciárias do Brasil. Ampliamos o número de operações em 44%, aumentamos em 54% os mandados de busca e apreensão e quase 10% nas prisões”, disse o Delegado Geral. Além disso, André Ganga destacou a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária: neste primeiro semestre, R$ 150 milhões em sonegação foram recuperados aos cofres públicos.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que nunca recebeu tantas informações sobre crimes e quadrilhas sendo debeladas e bandidos presos como ultimamente nas operações da PCGO.  “A turma está trabalhando de manga-arregaçada, e está trabalhando para valer! Meus cumprimentos”, elogiou. Ainda disse “O que o povo pede hoje é segurança. Temos um patamar de qualidade em Goiás que não existe em outro lugar”, completou.

Na prática, houve a diminuição de crimes violentos, como a redução de 12,3% no número de homicídios dolosos; 11,1% em feminicídios e 80% em latrocínio. No âmbito de crimes violentos contra o patrimônio, em 2023, a Segurança Pública zerou o número em 97 municípios goianos. Como destaque, os roubos a cargas em Goiás diminuíram em 60% e, na segurança rural, nosso estado se tornou referência no Brasil. Em 2022 foram registrados 57 roubos na zona rural, já em 2023 esse número caiu para 43. Houve também queda de 15% no número de furtos em propriedade rural. Em 2022 foram 1.910 e neste ano foram 1.620 registros.

O encontro aconteceu após a solenidade de apresentação dos 852 novos alunos dos Cursos de Formação de Oficiais e Praças da Polícia Militar do Estado de Goiás.

Confira outros dados levantados pela SSP comparados entre 2023 e 2022 (1º semestre):
Roubos a Transeuntes: – 29,7%
Roubo de Veículos: – 34,1%
Roubo em Comércio: – 23,4%
Roubos a Residência: – 28,3%
Furto a Transeuntes: – 27,3%
Furto em Residência: – 16,3%
Furtos de Automóveis: – 14,1%
Furto em Comércio: –  9%

Violência doméstica
Medida Protetiva: + 104,65%
Acompanhamento de Medida Protetiva De Urgência: + 78,11%
Apoio Policial para Retirada de Bens Pessoais: + 2,84%
Afastamento Do Lar, Domicílio Ou Local De Convivência Com A Ofendida: – 2,22%