Com o objetivo de combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), e a Secretaria da Economia deflagraram nesta terça-feira (21/6) a Operação Rodoviária, que teve como alvo empresas de vendas de passagens em guichês localizados no Terminal Rodoviário de Goiânia. Foram apreendidos documentos e equipamentos de cartões de crédito.

A investigação teve início a partir de um levantamento realizado pela Delegacia Regional de Fiscalização (DRF) de Goiânia, na qual foram constatadas possíveis irregularidades. A operação contou com 20 policiais civis e 23 auditores fiscais da Secretaria da Economia. Foram apreendidos documentos e dados dos sistemas de informática que propiciarão auditoria completa para estabelecer o montante de tributos devidos. Foram apreendidos também equipamentos de cartões de crédito no intuito de levantar os valores sonegados aos cofres públicos estaduais.

Além da suspeita do uso de documentos não fiscais – uma espécie de controle de emissão de passagens em paralelo para não emitir o bilhete fiscal -, foi constatado que empresas de outros estados estavam emitindo o documento como se a origem da operação fosse de lá, fazendo com que o recolhimento do tributo não ocorresse em Goiás, onde de fato deveria ser. 

Onde o fisco constatou irregularidades na emissão do Bilhete de Passagem Eletrônica (BP-e), os policiais civis da DOT conduziram os representantes das empresas para oitiva em sede de inquérito policial. Ao todo foram nove conduções.