A Polícia Civil, por meio do Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Rio Verde, deflagrou nesta manhã (08/4) a Operação Cognomens. A operação teve apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3), Delegacia de Polícia de Jataí e Polícia Civil de Mato Grosso. Até o momento, foram cumpridos 12 mandados de prisões preventivas e 13 mandados de buscas e apreensões (dois deles dentro do Presídio e da Casa de Prisão Provisória de Rio Verde, com vários celulares apreendidos).
As cidades-alvo foram Rio Verde, Montividiu e Santo Antônio da Barra, em Goiás, bem como a cidade de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso. A Operação, oriunda de investigação do Genarc, teve início após a prisão pelo crime de tráfico de drogas de uma mulher. A partir daí, as investigações apontaram a existência de um grupo criminoso que realizava a comercialização de crack, cocaína e maconha. O grupo era comandado por um homem que encontra-se preso no Presídio Regional de Rio Verde.
A droga comercializada saía de Rondonópolis. Além das representações por prisões e buscas, foram realizados bloqueios judiciais de valores existentes nas contas bancárias dos suspeitos. Ao todo, 65 policiais civis e 10 policiais penais participaram da operação.