A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), indiciou nesta quarta-feira (29/6) um ex-prefeito de Faina e um ex-secretário municipal de Administração e Obras, pela prática de crimes contra a Administração Pública.

Após extenso trabalho investigativo, apurou-se o aumento significativo de despesas liquidadas com combustíveis durante a gestão do ex-prefeito, constatado-se ainda que o sistema de controle externo do TCM/GO, relativo a despesas de gastos com combustíveis, era alimentado com dados falsos, vale dizer, em plena e extravagante desconformidade com os dados reais apresentados pelos veículos. Apurou-se ainda que eram informados no referido sistema de controle gastos com o abastecimento de veículos “baixados” e inoperantes, além de veículos não mais pertencentes à frota municipal, em razão de terem sido leiloados a particulares anos antes.

Os crimes para tais condutas ilícitas são de inserção de dados falsos em sistema de informação e emprego indevido de verbas públicas, cujas penas máximas, somadas em abstrato, são de 15 anos de prisão. O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário visando o devido processamento penal.