O Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil do Maranhão, entregaram na manhã desta quinta-feira (10), às novas instalações após reforma, do prédio da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), no bairro do São Francisco, em São Luís. No prédio de dois pavimentos, fica toda a estrutura administrativa e de investigação da superintendência que incluem os Departamentos de Combate à Corrupção e de Combate aos Crimes Funcionais.
A solenidade de reinauguração contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Cel. Silvio Leite; do delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva; do delegado-geral administrativo da PCMA, Márcio Araújo; do superintendente da Seccor, Breno Galdino e do comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, Cel. Emerson Bezerra.
Criada em 2015 como resultado da Lei Anticorrupção que estabelece um regime de responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas quem venham praticar atos contra a administração pública, a Polícia Civil do Maranhão implantou a Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (SECOOR). Hoje, a Seccor conta com 28 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores que vem se consolidando no combate à crimes de corrupção praticados por organizações criminosas que desviam verbas públicas.
Atualmente, a SECCOR possui Departamentos de Combate à Corrupção em São Luís, Imperatriz e Timon, interligados ao GAECO-MP, desenvolvendo trabalhos integrados em prol da sociedade.
Em seu discurso, o delegado-geral de Polícia Civil, Jair Paiva agradeceu o secretário de Segurança Pública, Cel. Silvio Leite e a Secretaria do Governo (SEGOV) pelos esforços no que tange melhorias para a Polícia Judiciária do Maranhão, e ressaltou que a atual gestão da PCMA não mede esforços para melhorar a estrutura da Polícia Civil do Maranhão. “A Seccor, tem na minha opinião, a missão de combater um dos crimes de maior gravidade que é a corrupção, o tipo de crime que impede o recurso público de chegar na ponta final, a sociedade, através da saúde, educação, infraestrutura, bem como a segurança. É um crime grave, um crime difícil de se investigar e que exige de toda expertise, e aqui na Seccor, temos bons profissionais que já demostraram ao longo de suas carreiras, que são excelentes no que fazem.” disse Jair Paiva.
Participaram ainda da reinauguração, o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Cel. Márcio Robert; o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, José Bernardo Rodrigues; a perita-geral da Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, Anny Kelly; o diretor administrativo do Detran-MA, Cel. Francisco Caetano e comandante do Centro Tático Aéreo (CTA), Cel. Luís Magno Lima.